• Projeto ITEC/FE/UFRJ

Participe da Enquete sobre Fake News nas nossas Redes!


Fake News?! Notícias falsas?! Desordem informacional?! Jogue fora o pacote de dados quem nunca compartilhou uma notícia falsa, ainda que desavisadamente. O fato é que vivemos imersos em um volume de informações jamais visto e uma Educação PARA as redes é fundamental. Para Claire Wardle, o termo fake news (ou notícias falsas) não dá conta do problema: trata-se de algo maior do que notícias, é todo um ”ecossistema de informações”; o termo “falso” também não dá conta da complexidade e dos diferentes tipos de desinformação. “O que está em jogo não são ‘notícias falsas’”, diz Danah Boyd, mas a criação de uma “forma de tribalismo isolacionista e movido pelo ódio, para a qual ‘abordagens normativas’ não vão ajudar”. Por isso, as ações de combate às “Fake News” não podem se dar apenas em termos de esclarecimento e “dicas” – elas precisam acontecer no mesmo plano, em termo de linguagem, formatos e ‘mídias’ - com “sinais trocados”. Por isso, pensamos enquetes, jogos e outras ações que possam disputar estética e afetivamente o espaço poluído das redes sociais, através de interações que coloquem em dúvida a forma automatizada com a qual reagimos às notícias. Vem com a gente, participe da enquete e troque de fase nesse ecossistema informacional!


A primeira fase das enquetes acontecerão nos dias 24 e 27 de novembro, a partir das 19h, nos stories do Facebook e Instagram do ITEC e da Rede RIA 40tena. E a segunda fase nos dias 01 e 04 de dezembro, com os resultados.


Acesse:

ITEC - https://www.facebook.com/itecimagemetexto / https://cutt.ly/PhpZPDi

Rede RIA 40tena - https://web.facebook.com/RIA40tena / https://cutt.ly/9hpZKFW




35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Projeto ITEC/FE/UFRJ - Imagem e Texto na Educação Contemporânea.(© 2015).

Concepção e Projeto Visual idealizado por Jonatã Souza Pereira - Diretor de Criação, Analista de Conteúdo Acadêmico, Designer de Interfaces.

Gestor do Site de 2015 a 2017 | 2018 a 2019.

Para mais informações e dúvidas do site: click aqui.