top of page
Oficina_Stop_Motion_chamada.jpg

COMO FAZER A OFICINA STOP MOTION
 

  • O professor precisará definir com os estudantes qual é o objetivo do trabalho com o stop motion. Para um trabalho mais longo, em geral são necessárias umas 9 horas, que podem ser divididas em três encontros de três horas, ou outra divisão que funcione na grade horária da turma e do professor.

  • Para realização da atividade, pode-se pensar em três momentos: a) definição do tema, organização das estratégias para realização das fotos e materiais a serem usados por parte de cada grupo; b) feitura propriamente dita do “cenário”, deslocamento dos objetos dentro deste cenário com o registro fotográfico a cada movimentação dos objetos; c) upload das fotos para um programa de computador ou de celular, uso básico dos recursos desse programa, inclusão de trilha sonora, título e créditos.

  • Com relação ao cenário, o mesmo pode ser um local físico já existente ou ser montado. No caso de ser montado, estimule os estudantes a usar materiais que já sejam usados na sala de aula, como folhas brancas, bonecos e objetos que podem ser feitos de papel, papelão ou plástico (que pode ser facilmente obtidos pelos estudantes), e massinhas. Além da construção de personagens nesses materiais, os próprios objetos escolares podem ser animados (como lápis, canetas, borrachas, estojos, etc)

  • Ainda no que se refere aos cenários e personagens, eles podem ser feitos sobre uma folha de papel desenhada, em um arranjo em duas dimensões, ou feito como uma maquete, permitindo deslocamentos e ações em três dimensões. No primeiro caso, as fotos serão feitas de cima para baixo, no segundo caso, serão feitas de frente para o cenário.

  • Para fazer as fotos, a câmera (que pode ser a do celular) precisa estar fixa. A máquina ou celular precisa estar fixada em um tripé e é importante fazer um teste, fotografando cenário e/ou objetos para ver se a luz está adequada, se estão bem dimensionados para serem visíveis com nitidez quando fotografados. Procure locais sem sombra, luz que trema ou movimento de fundo

  • Para começar a fotografar, os objetos precisam ser colocados no cenário no seu ponto inicial. Feita a primeira foto, move-se lentamente cada objeto e a cada movimentação faz-se uma nova foto. Os materiais que estão em cena podem ser movidos separadamente ou em conjunto - pode-se mover um braço ou braços e pernas (caso a personagem esteja, por exemplo, acenando ou andando), movendo ou não outros elementos em cena, de acordo com a intenção da montagem 

  • Para fazer 1 segundo de filme, você precisará fazer entre 18 a 24 fotos. Quanto mais fotos fizer, mais fluido será o filme. Movimentos menos sutis deixam mais visível a quebra de continuidade do movimento, o que é interessante para evidenciar o caráter “artificial”/montado de produções como essas

  • As animações em stop motion podem ser feitas com aplicativos para celular ou programas que podem ser baixados nos computadores. Para isso, sugere-se um trabalho em parceria com os laboratórios de informática das escolas.

bottom of page