top of page

Coordenadora Profª Dra. Aline Verissimo Monteiro

Professora Adjunta de Psicologia da Educação da Faculdade de Educação da UFRJ. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tecnologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia da educação; subjetividade, imagem e tecnologia; psicologia e paradigmas científicos; ciência, tecnologia e sociedade; comunicação e cultura contemporânea. É coordenadora do projeto de pesquisa e extensão ITEC (Imagem, texto e educação contemporânea), vinculado ao LISE (Laboratório do Imaginário Social e Educação) da Faculdade de Educação da UFRJ, onde desenvolve o projeto de extensão O trabalho com imagem e texto na educação contemporânea e a linha de pesquisa Imagem e subjetividade: o visual e as formas de aprendizagem. É vice-coordenadora do LECAV - Laboratório de Educação Cinema e Audiovisual (FE/UFRJ) onde participa da pesquisa Currículo e linguagem cinematográfica na educação básica. Também integra os grupos de pesquisa: a) NECSO - Núcleo de Estudos de Ciência & Tecnologia & Sociedade (NCE/UFRJ) que reúne pesquisadores nacionais estudiosos da área CTS, no qual integra a linha de pesquisa Políticas e Tecnologias de Subjetivação; b) Comunicação, audiovisual, cultura e educação (UNIRIO), na linha de pesquisa Práticas educativas, linguagns e tecnologia; e c) Núcleo de pesquisa cognição e coletivos (IP/UFRJ), na linha de pesquisa Cognição e subjetividade. Desde 2016 é Diretora da Divisão de Ensino da Pró-reitoria de graduação da UFRJ e desde 2015 é vice-coordenadora do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica - MEC/UFRJ/Fac. Educação. É Doutora e Mestre em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ (2004/1998) e Psicóloga pela IP/UFRJ (1994), com Licenciatura em Psicologia pela Faculdade de Educação da UFRJ (1999).

Coordenadora Profª Dra. Angela Medeiros Santi

Professora Adjunta de Filosofia da Educação, na Faculdade de Educação/UFRJ. Doutorado em Filosofia, pela PUC/RJ (2001), Mestrado em Estética, pela UFRJ (1996), Graduação em Filosofia, UFPel/RS. É coordenadora do projeto ITEC (Imagem, Texto e Educação Contemporânea), vinculado ao LISE (Laboratório do Imaginário Social e Educação), da Faculdade de Educação da UFRJ, onde desenvolve o projeto de extensão O trabalho com imagem e texto na educação contemporânea, desde 2010, e o projeto de pesquisa Por uma pedagogia da descontinuidade: contribuições do pensamento de Walter Benjamin para uma reflexão sobre a educação em tempos de reprodutibilidade tecnológica. Realizou trabalhos de assessoramento e de consultoria educacional para Ministério da Educação / Fundo de Desenvolvimento da Educação (MEC/FNDE), em 2013. Publicou FilosofiaS da Educação (Appris, 2015), Educação, Violência e Contemporaneidade (org. EDUFF/FAPERJ, 2013), Constelações estéticas, estilhaços epistemológicos (Rio: Arquimedes, 2006) e Arte e Política em Marcuse: por uma pedagogia estética (Rio: Publit Soluções Editoriais, 2006), junto a outros autores, além de vários artigos em periódicos. Integra a Diretoria da ALFE (Associação Latino-americana de Filosofia da Educação). Vice-Chefe de depto. de Fundamentos da Educação (2016-2017). Coordenadora/curadora de exposições do Espaço Cultural da ESPM (com mais de 200 exposições de artes visuais realizadas), de 2000 a 2003

Bolsista de Extensão Dulce Bezerra

Bolsista de Extensão do ITEC - Imagem, texto e educação contemporânea LISE/FE/UFRJ.

Graduanda em Pedagogia - Faculdade de Educação da UFRJ.

Ano: 2017 / 2018

Bolsista de Extensão Laryssa dos Santos Gama Azevedo

Bolsista de Extensão do ITEC - Imagem, texto e educação contemporânea LISE/FE/UFRJ.

Licencianda em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa da UFRJ

Ano: 2018

Bolsista de Iniciação Artística e Cultural Jonatã Souza Pereira

Graduando de Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Com ênfase em Tecnologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias da informação e comunicação, subjetividade, imagem e tecnologia; ciência, tecnologia e sociedade; comunicação e cultura contemporânea. Bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX/UFRJ). Pesquisador e Integrante do Projeto: Imagem, Texto e Educação Contemporânea (ITEC:2015/2017), vinculado ao LISE (Laboratório do Imaginário Social e Educação) da Faculdade de Educação da UFRJ, orientado pela Professora Drª Aline Verissimo Monteiro, com ênfase no trabalho com imagem e texto na educação contemporânea e a linha de pesquisa Imagem e subjetividade: o visual e as formas de aprendizagem. Participou da equipe do Laboratório de Educação, Cinema e Audiovisual (LECAV:2015/2016), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde participava da pesquisa Currículo e linguagem cinematográfica na educação básica. Atualmente se encontra como colaborador do Projeto: Imagem, Texto e Educação Contemporânea (ITEC), desenvolvendo novos projetos de interação midiática, e pesquisando novas formas de ver e entender as tecnologias no uso do campo pedagógico indo além da formação técnica. 

Cargos atribuído como Bolsista de Extensão do ITEC/LISE/FE/UFRJ:

  • Diretor de Criação

  • Diretor de Arte

  • Designer De Interfaces

  • Analista de conteúdo acadêmico (2015 - 2017)

  • Criador e gestor do Site oficial do Projeto ITEC (2015 - 2017)

Bolsista PIBIAC do ITEC - Imagem, texto e educação contemporânea LISE/FE/UFRJ.

Ano: 2018/2019

Bolsista de Iniciação Artística e Cultural Miriam Guilarducci

Graduanda em Artes cênicas - Cenografia pela Escola de Belas Artes da UFRJ.

Bolsista PIBIAC do ITEC - Imagem, texto e educação contemporânea LISE/FE/UFRJ.

Ano: 2018/2019

Colaborador Profº Dr. Alexandre Ferreira de Mendonça

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (1996), graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Tem experiência nas área de Comunicação, Engenharia e Filosofia, com ênfase em Teorias da Comunicação e Filosofia Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: arte/ estética , conhecimento, ética, crises do capitalismo, globalização, novas tecnologias, produção de subjetividades.

Colaboradora Profª Dra. Dagmar de Mello e Silva

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2002), doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009) e Pós-Doutorado em Filosofia da Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professora adjunta IV da Universidade Federal Fluminense. Atua em pesquisas que relacionam Filosofia, Educação e Imagens. É professora permanente do Curso de Mestrado em Diversidade e Inclusão e Colaboradora do Programa de Pós-graduação de Comunicação, mídias e cotidiano. Desenvolve estudos relacionados aos seguintes temas: educação, ensino e aprendizagem, formação de professores, inclusão e diversidade, cultura Áudio-visual, imagens e mídias, Ética e Estéticas no mundo contemporâneo.

Colaboradora Profª Dra. Adriana Hoffmann Fernandes

Jovem Cientista do Nosso Estado - FAPERJ (2018-2020) Possui pos-doutorado em Comunicacao pela UFF(2018), Doutorado em Educação e Mídia pela UERJ (2009), Mestrado em Educação pela PUC-Rio (2003) e graduação em Pedagogia pela PUC-RJ (1993). Sua pesquisa de Mestrado foi Finalista do Prêmio Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos interdisciplinares da Comunicação) e sua tese de Doutorado foi indicada para o Prêmio Capes Tese. Os resultados de seus estudos tem sido publicados em diversos periódicos científicos e apresentados em congressos nacionais e internacionais da área. Atuou como docente na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental durante cerca de 10 anos e nos próximos 10 anos atuou em Cursos de formação de professores em diferentes instituições de ensino (PUC-Rio, UERJ, UCP, IBMR, ISE entre outras) tendo lecionado em cursos de extensão, graduação, pós-graduação latu-sensu e Mestrado na área de formação de leitores e educação e mídia. Coordenou nestas instituições diferentes projetos de pesquisa e extensão assim como organizou e coordenou eventos com o envolvimento de professores e alunos. Desde 2010 é professora da Escola de Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO - atuando no Departamento de Didática e no Programa pos-graduacao em Educação (PPGEDU). Orientadora de mestrado e doutorado atualmente. Membro da ANPED (Associação Nacional de Pós-graduaçao em Educação) desde 2002. Atuou como parecerista AD HOC do GT Educação e Comunicação da ANPED em 2011 e 2012. Vice-coordenadora do GT 16 (Educação e Comunicação) da ANPED (2013) e coordenadora do GT 16 da ANPED ((2014 e 2015). Membro do comitê cientifico da ANPED (2016 e 2017). Sócia da ANPED, SBPC e membro da REDE KINO (Rede Latino-americana de Cinema e Audiovisual). Integra a RedArtH - Rede Internacional de Educação, Artes e Humanidades que integra Brasil, Portugal e Uruguai. Líder do grupo de pesquisa CACE (Comunicação, Audiovisual, Cultura e Educação) certificado pelo Cnpq. Site do grupo no link: http://caceunirio.wix.com/cace Página do face no link: https://www.facebook.com/caceunirio/ 

Colaboradora Profª Mestra Daniele Gomes

Graduada em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ.

Mestra em Educação pela Faculdade de Educação da UFRJ.

Formadora do PNAIC/FE/UFRJ.

Especializando-se em Literatura Infanto-juvenil. pela UFF.

Ex-Bolsista de Extensão do ITEC/LISE/FE/UFRJ.

Colaborador André Perret

Graduando em História da Arte pela Escola de Belas Artes da UFRJ.

Ex-Bolsista PIBIAC do ITEC - Imagem, texto e educação contemporânea LISE/FE/UFRJ.

Ano: 2017/2018

Colaboradora Bárbara de Moraes Faccioli

Graduanda em Artes cênicas - Figurino e Indumentária  pela Escola de Belas Artes da UFRJ.

Ex-bolsista PIBIAC do ITEC - Imagem, texto e educação contemporânea LISE/FE/UFRJ.

Ano: 2018

Colaboradora Camila Farias Rodrigues

Graduanda em Pedagogia - Faculdade de Educação da UFRJ.

Monitora de Psicologia da Educação /FE/UFRJ.

Ex-Bolsista de Extensão do ITEC - Imagem, texto e educação contemporânea LISE/FE/UFRJ.

Ano: 2015 - 2017.

Coladorador Felipe Félix

Licenciando em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa da UFRJ.

Ex-Bolsista de Extensão do ITEC - Imagem, texto e educação contemporânea LISE/FE/UFRJ.

Gestor do Site.

Ano: 2017

Please reload

bottom of page